terça-feira, 27 de outubro de 2015

Olá a todos os participantes da Oficina de Iniciação ao Cinema!
Eu sou o Tiago Hespanha e irei trabalhar convosco em S.Miguel no módulo de Realização.
Mando-vos algumas orientações do exercício que vou propor.
Como sabem não teremos muito tempo para explorar uma ideia complexa de um filme, de qualquer modo eu acredito que estando envolvidos numa tarefa prática vão relacionar-se muito melhor com os conceitos que vamos abordar nas nossas sessões de trabalho. Assim, como não podemos esticar o tempo, o melhor é começar desde já.
Pensei num, aparentemente simples, exercício fílmico, a partir do qual poderão explorar conceitos e perspectivas diferentes da realização ligando a vossa subjectividade à experiência de estar num sítio ou situação desconhecida. O objectivo é relacionar o passado com o presente e dois locais diferentes, ou não, de uma maneira emotiva e pessoal.

Exercício: Díptico

A. Escolham uma imagem do vosso arquivo pessoal, uma que gostem especialmente ou que vos toca por alguma razão. Pode ser uma cena familiar, um retrato, um acontecimento, uma paisagem...Se não têm nenhuma (o que é muito difícil de acreditar) escolham simplesmente uma fotografia do passado que gostem. Em ambos os casos tem que ser uma imagem que se relacionem. Pode ser também imagem em movimento (algum vídeo ou filme), mas neste caso seleccionem apenas 1 minuto. Esta imagem vai ser o ponto de partida para o exercício.

B. A partir desta imagem escrevam um pequeno texto, real ou ficcionado, que vos sirva de voz-off. Podem ser poéticos ou factuais, pode ser uma pequena história ou um pensamento motivado por algo na imagem, ou alguma coisa ausente, pode ser uma memória ou uma falsa memória, um sentimento, uma música. Deverão começar o módulo de realização com este texto pelo menos começado.

Sem comentários:

Enviar um comentário