PROGRAMA DE FORMAÇÃO
A filosofia formativa deste
programa parte de métodos de aprendizagem não formal. A dimensão teórico-prática dos conteúdos
programáticos assenta também no
carácter lúdico e experiencial do
cinema.
A Oficina é um dispositivo de formação privilegiado
para mobilizar capacidades técnico-criativas de aprendizagem, não dispensando no entanto a dimensão
reflexiva e teórica presente em todos os conteúdos programáticos.
A estratégia preconizada visa
atingir determinados objectivos a partir de trabalhos finais de 2 minutos que serão projectados no
fim da oficina.
METODOLOGIA
Criativa, experiencial,
reflexiva, teórica, prática, e técnica - visa mobilizar determinadas
capacidades dos participantes indispensáveis à consolidação das competências
dos profissionais de guionismo, realização e montagem.
OBJECTIVO GERAL
Sensibilizar os participantes
para as áreas cinematográficas de guionismo, realização e montagem.
OBJECTIVOS
ESPECÍFICOS
Identificar a especificidade da escrita dramática
Identificar os materiais dramatúrgicos
Reconhecer a
estrutura narrativa de um argumento
Distinguir formatos de argumentos
Conceber a construção de personagens
Identificar a especificidade da realização
Reconhecer a especificidade da linguagem cinematográfica
Filmar mediante
uma actividade proposta
Identificar a especificidade da montagem cinematográfica
Distinguir estilos de montagem
Aplicar os conceitos aprendidos na montagem da actividade
proposta
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
No módulo de argumento focam-se
os aspectos principais da escrita dramática. Evidenciam-se as suas especificidades
e os modelos de argumento presentes
na cinematografia desde o início da sua história com pouco mais de um
século. Trata-se de uma abordagem essencialmente prática. Pretende-se dotar os
alunos de algumas ferramentas essenciais da estrutura narrativa úteis para o
desenvolvimento dos seus projectos cinematográficos de ficção e documentário.
No módulo de realização
translada-se o argumento para as questões que se prendem com o acto de realizar
um filme. A relação ente argumento e storyboard, apelando para o que é próprio
da linguagem cinematográfica. São abordados os diferentes estilos
cinematográficos integrando o visionamento
de filmes como experiência de aprendizagem fundamental. Os conceitos deste
módulo serão integrados organicamente
a partir da experiência dos participantes, na realização de um “Díptico”, actividade proposta pelo formador .
No módulo de montagem pretende-se
que atinjam o domínio dos conceitos, estilos e modalidades fundamentais da
prática da montagem. Aborda as potencialidades criativas e discursivas da montagem cinematográfica.
Termina, em contexto oficinal de edição, com a montagem do trabalho de cada
participante relativo à actividade
proposta no módulo anterior.
Sem comentários:
Enviar um comentário