terça-feira, 27 de outubro de 2015

OFICINA DE INICIAÇÃO AO CINEMA



PROGRAMA DE FORMAÇÃO
A filosofia formativa deste programa parte de métodos de aprendizagem não formal. A dimensão  teórico-prática dos conteúdos programáticos assenta  também no carácter lúdico e experiencial  do cinema.
A Oficina é um  dispositivo de formação privilegiado para mobilizar capacidades técnico-criativas de aprendizagem,  não dispensando no entanto a dimensão reflexiva e teórica presente em todos os conteúdos programáticos.
A estratégia preconizada visa atingir determinados objectivos a partir de trabalhos finais  de 2 minutos que serão projectados no fim da oficina.

METODOLOGIA
Criativa, experiencial, reflexiva, teórica, prática, e técnica - visa mobilizar determinadas capacidades dos participantes indispensáveis à consolidação das competências dos profissionais de guionismo, realização e montagem.

OBJECTIVO GERAL
Sensibilizar os participantes para as áreas cinematográficas de guionismo, realização e montagem.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Identificar a especificidade da escrita dramática
Identificar os materiais dramatúrgicos
Reconhecer  a estrutura narrativa de um argumento
Distinguir formatos de argumentos
Conceber a construção de personagens
Identificar a especificidade da realização
Reconhecer a especificidade da linguagem cinematográfica
Filmar  mediante uma actividade proposta
Identificar a especificidade da montagem cinematográfica
Distinguir estilos de montagem
Aplicar os conceitos aprendidos na montagem da actividade proposta

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

No módulo de argumento focam-se os aspectos principais da escrita dramática. Evidenciam-se as suas especificidades e os modelos de argumento presentes  na cinematografia desde o início da sua história com pouco mais de um século. Trata-se de uma abordagem essencialmente prática. Pretende-se dotar os alunos de algumas ferramentas essenciais da estrutura narrativa úteis para o desenvolvimento dos seus projectos cinematográficos de ficção e documentário.
No módulo de realização translada-se o argumento para as questões que se prendem com o acto de realizar um filme. A relação ente argumento e storyboard, apelando para o que é próprio da linguagem cinematográfica. São abordados os diferentes estilos cinematográficos  integrando o visionamento de filmes como experiência de aprendizagem fundamental. Os conceitos deste módulo  serão integrados organicamente a partir da experiência dos participantes,  na realização de um “Díptico”,  actividade proposta pelo formador .
No módulo de montagem pretende-se que atinjam o domínio dos conceitos, estilos e modalidades fundamentais da prática da montagem. Aborda as potencialidades criativas  e discursivas da montagem cinematográfica. Termina, em contexto oficinal de edição, com a montagem do trabalho de cada participante relativo à  actividade proposta no módulo anterior.



Sem comentários:

Enviar um comentário